A origem do bolo de rolo

Eu amo bolo de rolo. Eu já gostava do primo dele, o rocambole,  mas quando conheci o bolo de rolo foi amor à primeira vista. Você sabe como esse doce chegou à receita atual? Vou te contar.

Essa maravilha é um doce brasileiro, típico de Pernambuco. A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Essa massa é enrolada com uma camada de goiabada derretida, dando a aparência de um rocambole, mas as diferenças entre os dois são muitas, principalmente no preparo, específico no bolo de rolo e completamente diferente do rocambole, com as camadas de massa e goiabada bem finas e o sabor característico.

Mas foram os pernambucanos que inventaram essa delícia? Então…do jeito que ela é hoje, sim! Mas a origem vem de terras lusitanas. É uma adaptação do bolo português “colchão de noiva”, uma espécie de pão de ló enrolado em camadas grossas como um rocambole, com recheio de amêndoas.

Resultado de imagem para colchão de noiva

Ao chegarem aqui, as escravas dos portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante na Zona da Mata Pernambucana, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Houve modificações no preparo da massa, que passou a ser enrolada em camadas cada vez mais finas. Ao final, o bolo ficou parecido com um rolo, daí a origem do seu nome. Até hoje é comum polvilhar-se o bolo de rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa.

Esse tradicional doce é tão maravilhoso que, em 2008, foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco.

Diante da popularidade do bolo de rolo, novos sabores foram criados. Hoje o bolo de rolo pode ser encontrado com massa de chocolate e com recheios variados: doce de leite, chocolate derretido, creme de morango, creme de ameixa, Nutella, chocolate branco. Mas você pode também comer com queijo do reino ou sorvete de creme. Tem até bolo de rolo salgado de bacon e bolo de casamento!

Imagem relacionada

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.