Do tacho aos misturadores

Você já imaginou como é que alguém consegue mexer um doce nesse tacho? Difícil, certo? Hoje tirei um tempinho pra aprender a origem do tacho, presente desde a Antiguidade na história brasileira.

tachogigante

Tacha (mais rasa que o tacho) com melado

O tacho era muito utilizado nas roças brasileiras. Ele chegou ao Brasil trazido pelos colonizadores e logo ocupou os fogões a lenha da época, sendo usado para fazer doces em compota, melado, massa de tomate e fritar carnes. Também era usado para a preparação do sabão artesanal.

Uma resolução da Anvisa, de 2007, determinou a proibição do uso de tachos de cobre, a menos que esses tachos sejam revestidos de ouro, prata, níquel ou estanho. O cobre sozinho modifica a composição dos alimentos.

Com o passar dos anos, o tacho passou a ser substituído pelas panelas de inox, mais higiênicas, mais fáceis de limpar, mas muito mais caras. O que diria seu Bolota se fosse obrigado a usar tacho de inox? E o legado de Chico Doceiro, falecido em 2017 e que usou o mesmo tacho por mais de 50 anos?

seubolota

Seu Bolota (saiba mais aqui)

chicodoceiro

Seu Chico Doceiro (saiba mais aqui)

Quando surgiu a panela de fazer pipoca, eu logo pensei: “por que não inventam uma panela dessa pra facilitar a cocção de diversos doces feitos com leite condensado, principalmente o brigadeiro?”

Resultado de imagem para pipoqueiraFelizmente a evolução não seguiu esse caminho. Depois do surgimento dos misturadores industriais de doces, meu sonho de consumo atende pelo nome de Brigadeirinha, da AFJ Máquinas. A bichinha é linda, funcional, perfeita! Ainda não tenho uma, mas desejo muito!

Resultado de imagem para brigadeirinha

Até o próximo post! 👩🏻‍🍳

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.