Como fazer madeleines

Madeleines são deliciosos biscoitos (ou bolinhos) em formato de concha. Essa delícia é ideal para acompanhar um chá, um café, e enriquece qualquer lanche.

Não é uma receita difícil de executar. Tem poucos ingredientes, não precisa de batedeira e fica pronta rapidinho. O mais complicado é a forma para assar, que tem que ser específica para esse fim. Há vários modelos e elas não são muito baratas. As minhas são da marca Silicomark e comprei no site do Barra Doce. Atualmente custam entre 90 e 100 reais cada uma com 9 cavidades. Há formas com mais cavidades, é só escolher. E na falta dela, você pode improvisar com formas de cupcakes.

A receita do famoso Chef francês Alain Ducasse é simples, mas primorosa. Vamos aos ingredientes?

  • Farinha branca tipo 45 – 125 g

É uma farinha francesa, finíssima, de qualidade superior e produzida sem aditivos. Eu substituí por farinha de trigo Rosa Branca, mas pode ser qualquer uma bem branquinha, fininha e sem fermento.

  • Ovos inteiros – 175 g
  • Gema – 2 unidades
  • Açúcar – 135 g
  • Manteiga pomada – 150 g

Manteiga em temperatura ambiente, molinha, sem estar derretida.

  • Fermento em pó – 5 g
  • Sal – 2 g

Importantíssimo! Na confeitaria é extremamente importante respeitar as medidas, que devem ser exatas.  Use uma balança para obter o resultado perfeito.

Como fazer?

Misturar os ovos, as gemas e o açúcar sem bater (emulsionar com fouet ou espátula). Acrescentar a farinha e o fermento (peneirados), o sal e por último a manteiga. Reservar na geladeira.

Em seguida colocar nas formas untadas com manteiga e farinha e cozinhar no forno à 200º C durante mais ou menos 10 minutos . Eu unto minha forma de silicone, mas não é preciso, pois a massa possui gordura suficiente e não deixa grudar no silicone.

Desenformar ainda quente.

madeleines

Dê uma rápida pesquisada na internet. Você vai encontrar muitas variações dessa maravilha! Quem sabe você não cria uma versão nova? Bom apetite!

Até o próximo post! 👩🏻‍🍳

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.